Entenda todos os tipos de guia de turismo e como eles são importantes para essa atividade econômica
Todo profissional de turismo é movido por um sonho de transformar viagens em uma experiência inesquecível para os seus clientes. Além de movimentar uma cadeia econômica muito importante para a sociedade, esses profissionais são responsáveis por diversas funções.
Muitas pessoas podem não saber, mas os profissionais de turismo são diversos e possuem muitas atribuições, em sua grande maioria baseadas na gentileza, construção de relacionamentos e proatividade.
Como vertente pedagógica da Forma Turismo, nós do Conhecer sabemos bem sobre a importância do profissional dessa área. Principalmente de um em específico: o guia de turismo.
Em todas as nossas saídas pedagógicas, os guias de turismo ficam encarregados de acompanhar, explicar e orientar os estudantes sobre o universo que eles estão inseridos, muitas vezes nunca vividos por eles, até então.
O guia de turismo, portanto, é a principal fonte de confiança para oferecer segurança e conforto a quem estiver viajando. No entanto, existe mais de um tipo de guia e nós estamos aqui para explicar essa diferença para vocês.
Confira as especificidades dos tipos de guia de turismo e entenda melhor como esse profissional é dinâmico:
Os tipos de guia de turismo
De acordo com a legislação brasileira, o guia de turismo é quem exerce atividades de acompanhamento, orientação e transmissão de informação para pessoas e grupos que estejam em algum tipo de viagem (visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas).
Essa regulamentação foi criada apenas em 1993, e entre as principais atribuições que são incubidas a todos os tipos de guia de turismo, estão:
- promover e orientar despachos e liberação de passageiros e respectivas bagagens, em terminais de embarque e desembarque aéreos, marítimos, fluviais, rodoviários e ferroviários;
- ter acesso a todos os veículos de transporte, durante o embarque ou desembarque, para orientar as pessoas ou grupos sob sua responsabilidade, observadas as normas específicas do respectivo terminal;
- ter acesso gratuito a museus, galerias de arte, exposições, feiras, bibliotecas e pontos de interesse turístico, quando estiver conduzindo ou não pessoas ou grupos, observadas as normas de cada estabelecimento, desde que devidamente credenciado como Guia de Turismo;
- portar, privativamente, o crachá de Guia de Turismo emitido pela Embratur.
Essa mesma regulamentação determinou que a divisão dos tipos de guia de turismo seria feita da seguinte forma: guia regional, guia de excursão nacional, guia de excursão internacional e guia especializado em atrativos turísticos.
Confira, em mais detalhes, quais são as principais responsabilidades de cada um:
Guia de turismo regional
O guia de turismo regional irá recepcionar, fazer o translado, acompanhar e prestar informações e assistência a turistas em roteiros e itinerários locais ou intermunicipais em uma das 27 unidades da federação do Brasil.
Guia de turismo de excursão nacional
O guia de turismo focado em excursões nacionais irá acompanhar e dar assistência turística para todos os turistas que estiverem dentro de um percurso em âmbito nacional ou em países da América do Sul.
O detalhe aqui é que esse tipo de guia de turismo irá adotar, em nome da agência de turismo responsável pela elaboração e organização do roteiro, todas as atribuições de natureza técnica e administrativa que lhe compete.
Guia de turismo de excursão internacional
O guia de turismo internacional irá realizar a mesma atividade que os anteriores, porém com a destinação para os demais países do mundo.
Guia de turismo especializado em atrativos turísticos
Por fim, o guia de turismo especializado ficará encarregado de prestar serviços e informações sobre determinado tipo de atração turística, natural ou cultural, atuando na unidade federativa para qual ele submeteu a sua linha de atuação específica.
A diferença entre guia de turismo e guia turístico
Como principal vertente pedagógica da Forma Turismo, temos a responsabilidade de explicar a diferença entre um guia de turismo e um guia turístico. Muitas pessoas podem achar que é similar, mas existe uma diferença significativa entre esses dois termos.
O guia de turismo é um profissional qualificado e registrado, responsável por liderar grupos em excursões turísticas, oferecendo informações relevantes sobre os locais visitados, como contexto histórico, aspectos culturais e praticidade logística.
Em contrapartida, o guia turístico é uma ferramenta educacional que proporciona orientações e itinerários para viajantes explorarem destinos de forma independente, fornecendo sugestões de atividades, pontos de interesse e dicas práticas para uma experiência enriquecedora.
Ambos desempenham funções distintas no contexto da experiência turística, contribuindo para uma compreensão mais profunda e significativa do mundo ao nosso redor. Além disso, são complementares e podem ser usadas como uma ferramenta integrativa para toda e qualquer viagem turística a ser realizada.
Ao compreender essas diferenças, educadores podem melhor orientar seus estudantes sobre a importância de cada papel e como aproveitar ao máximo os recursos disponíveis para enriquecer suas viagens educacionais e culturais.