Conheça os principais métodos para alfabetização infantil e como os roteiros pedagógicos ajudam na sua aplicação
A alfabetização pode parecer um processo técnico para adquirir habilidades de leitura e escrita, mas o fato é que, ao ser alfabetizada, uma criança descobre um mundo inteiro de novas possibilidades.
A partir do momento que as palavras começam a apresentar sentido para as crianças, elas enxergam uma outra forma de se colocar diante das diferentes situações que vivem, principalmente na escola, onde o convívio social se torna uma constante na rotina delas.
Para que a aprendizagem seja bem feita e não se torne algo cansativo para as crianças, os métodos para alfabetização infantil devem ser aplicados dentro e fora da sala de aula.
Ao longo desse processo, educadores podem utilizar diversos recursos para fazer as crianças aprenderem a ler e escrever mais rápido e de forma mais divertida. Ter um parceiro educacional para esses momentos também pode ajudar muito na alfabetização infantil.
Confira alguns métodos que separamos para a sua escola aplicar com as crianças que estão nessa fase tão prazerosa da vida.
Principais métodos para alfabetização infantil
Antes de entender quais métodos utilizar, é preciso saber diferenciar a alfabetização do letramento. Alfabetizar significa trabalhar o desenvolvimento dos estudantes ao oferecer o conhecimento de decodificar o alfabeto e os seus sons, elementos indispensáveis para praticar a escrita e a leitura.
Diferentemente, o letramento é uma etapa superior, na qual as crianças estão sendo ensinadas a interpretar o que estão lendo, portanto envolve outras habilidades que são adquiridas aos poucos, como compreensão de símbolos e significados, pensamento crítico e capacidade analítica de entender contextos.
Com essas diferenças claras, vamos entender melhor quais são os principais métodos para alfabetização infantil e a melhor maneira de aplicar cada um deles no contexto escolar.
Métodos de alfabetização sintéticos
No método sintético, as bases que são trabalhadas são a fonética e a silábica. O fundamental aqui é que as crianças consigam diferenciar o que é fonema, letra e sílaba.
Alfabético
Método mais tradicional e antigo para usar na alfabetização infantil. A criança irá entender o nome de cada letra do alfabeto, podendo praticar a soletração de cada palavra posteriormente.
Fônico
O método fônico consiste em aprender a sonoridade das letras, indo das mais fáceis para as mais difíceis.
É nessa etapa que aprendemos a separar as vogais das consoantes e isso pode ser aplicado de diferentes formas, através de poemas, músicas, textos, etc.
Silabada
Aprender as sílabas é o primeiro passo para entender a formação de palavras e frases, que serão compreendidas com mais facilidade depois. O método silabado também ajuda a associar imagens com as palavras que estão sendo apresentadas para as crianças.
Métodos de alfabetização analíticos
Os métodos de alfabetização analítica apresenta aos pequenos estudantes o contexto de cada palavra e qual é o significado que se tem ao utilizá-la em uma frase ou escrita.
Confira quais são os mais utilizados neste caso:
Palavrado
Um método simples, porém muito efetivo, já que ensina as crianças como elas podem reconhecer o som de cada palavra.
Sentenciado
Os educadores apresentam frases que as crianças precisam entender seu real significado, para assim começarem a trabalhar questões de oralidade e construção de sentenças completas.
Global
Utilizam-se textos maiores, geralmente contos, para que as crianças leiam e interpretem o que está sendo passado a elas, quais são as ideias e símbolos expostos em cada parte do texto.
Construtivista
Em certa medida, o método construtivista é aplicado a fim de considerar o desenvolvimento psicológico e emocional de uma criança durante a fase escolar. Isso leva a uma não padronização dos tipos de aprendizagem, uma vez que o educador irá entender o contexto e qual a melhor forma de ensinar os alunos.
A importância de uma parceria pedagógica
Durante essa fase do desenvolvimento infantil, o ensino tradicional em sala de aula sempre será muito importante, mas ele não precisa caminhar sozinho.
Incluir diferentes métodos para alfabetização infantil pode ser uma ótima forma de engajar os estudantes na hora de aprender. Crianças são estimuladas de diversas formas e as parcerias educacionais, focadas em realizar atividades extracurriculares, também auxiliam no processo de alfabetização.
Nós somos especialistas em criar roteiros pedagógicos customizados para as necessidades específicas de cada escola, justamente por entender que cada instituição de ensino precisará atender um planejamento pedagógico específico.
Além disso, aliar a alfabetização com novas experiências, lugares e sensações, ajudará ainda mais as crianças a assimilarem o que elas estão lendo ou escrevendo, afinal, elas estarão abertas a novas dinâmicas que, muitas vezes, não são possíveis de encontrar em sala de aula.
Na hora de contar com um parceiro educacional para realizar esse tipo de atividade, nós seremos a melhor opção. Tudo será feito para oferecer a melhor experiência ao estudante, da mesma forma que o desenvolvimento acadêmico e pessoal estarão colocados lado a lado.