Conheça os diferentes tipos de aprendizagem e saiba como aplicá-los nas atividades | Blog Forma Conhecer Conheça os diferentes tipos de aprendizagem e saiba como aplicá-los nas atividades | Blog Forma Conhecer
Institucional

Conheça os diferentes tipos de aprendizagem e saiba como aplicá-los nas atividades

Diversificar tipos de aprendizagem dentro e fora da sala de aula auxilia no desenvolvimento de estudantes 

Não existe apenas uma forma certa para o aprendizado, afinal, somos pessoas diferentes e todos têm o seu processo e o seu tempo para absorver os conteúdos. Ao transmitir um conhecimento, a fim de ensinar a todos num ritmo regular, diferentes estilos de aprendizagem podem ser utilizados.

Durante a fase escolar, diversas matérias são ensinadas para os estudantes, abordando diferentes áreas do conhecimento. Naturalmente, alguns terão maior ou menor dificuldade para entender determinado assunto, o que acaba tornando o trabalho do professor ainda mais importante e desafiador.

Ao se trabalhar com diferentes estilos, os profissionais da educação podem exercer a sua vocação de maneira ainda mais versátil, atendendo as individualidades de cada estudante de maneira satisfatória. 

Ao longo do artigo, nós iremos apresentar os principais modelos que podem ser usados na sua escola e algumas atividades para diferentes estilos de aprendizagem. Venha conosco até o final!

Quais são os tipos de aprendizagem?

Para entender sobre os estilos que podem ser aplicados nas escolas para os estudantes, primeiro é importante identificar sobre os tipos de aprendizagem

Conhecer sobre cada um é fundamental para melhorar a dinâmica de ensino e encontrar soluções mais satisfatórias para as necessidades dos estudantes. 

Confira os principais tipos de aprendizagem:

Cinestésica

O aprendizado cinestésico está ligado a habilidades corporais que uma pessoa pode ter. Dito isso, ela está relacionada a reflexos, equilíbrio, força e flexibilidade. Pode ser muito útil para atividades lúdicas, voltadas à dança e ao teatro, por exemplo.

Espacial

Alguns estudantes podem ter uma afinidade maior em identificar o território que estão inseridos, observando suas características e a maneira mais indicada para se portar em determinado local. 

Geralmente, são mais suscetíveis a absorver conteúdos por meio de imagens, mapas e figuras no geral. Esse tipo de aprendizagem pode ser perfeitamente trabalhado em uma viagem de Estudo do Meio

Linguística

Ideal para estudantes que tenham facilidade de se expressar verbalmente e na escrita, sendo uma ótima forma de expressar novas ideias e transmitir as ideias com mais clareza. 

Musical

Voltada para quem tem facilidade de absorver ritmos musicais, esse tipo de aprendizado auxilia, inclusive, na compreensão maior de textos verbais.

Interpessoal

Para essa aprendizagem ser aflorada, é necessário que exista um trabalho em conjunto, no qual a interação entre professores e estudantes seja estimulada ao máximo. Atividades em grupo realizadas durante as saídas pedagógicas são um ótimo exemplo. 

Intrapessoal

A aprendizagem intrapessoal é voltada para estudantes que tenham mais dificuldade de trabalhar em dinâmicas de grupo, por serem mais reservados e por ser necessário um acompanhamento mais aprofundado para entender melhor os seus desejos. 

Lógico-matemática

Para os estudantes que têm mais afinidade com as áreas das ciências exatas, o aprendizado lógico-matemático é muito mais presente, uma vez que, através de fórmulas e cálculos, eles podem desempenhar um bom desempenho lógico na solução de problemas.

Natural

Relacionada à maior propensão de reconhecer e identificar aspectos da natureza, como animais e plantas. 

Como promover atividades para diferentes tipos de aprendizagem?

Todos os tipos de aprendizagem precisam ser promovidos de alguma forma e, para que isso seja feito de forma satisfatória, torna-se necessário entender quais são os diferentes estilos de aprendizagem que podem ser implementados na escola. 

Diferentemente dos tipos, os estilos de aprendizagem servem para montar os planos de ensino que auxiliam os estudantes a obter um bom desempenho escolar. 

Os estilos se dividem em quatro modelos: ativo, reflexivo, teórico e pragmático. 

O primeiro estilo se caracteriza por trazer o estudante para o centro do processo de aprendizagem, o incentivando a propor soluções e aplicabilidades para o conteúdo.

O estilo reflexivo incentiva a análise e observação criteriosa de determinados conceitos, a fim de compreender diferentes contextos e encontrar respostas. Diferentemente do teórico, que é mais focada em conceitos e teorias. 

Por fim, o estilo pragmático tem como premissa a aplicação prática do conhecimento, por meio de experiências promovidas dentro e fora da sala de aula. 

Veja, a seguir, alguns tipos de atividades que podem ser feitas pela sua escola.

Diversificar os estilos de aprendizagem 

O ideal é que todos os estilos de aprendizagem sejam trabalhados durante a fase escolar. Isso irá promover diferentes habilidades socioemocionais para os estudantes, ajudando no desenvolvimento durante esse período da vida.

Abordar diferentes formatos de conteúdos

Utilizar diferentes formatos de conteúdo pode ajudar na retenção de informações, já que certos estudantes têm mais facilidade de absorver no formato de vídeo, outros através da leitura e produção de texto. 

De toda forma, o ideal é que a variação seja uma prática constante para explorar diferentes estímulos da produção de conhecimento. 

Ter um parceiro educacional

Construir pontes com um parceiro educacional é uma vantagem muito grande para a realização de projetos educacionais significativos. 

Nós do Conhecer somos especialistas em associar nossos roteiros pedagógicos com o plano de ensino promovido pelos professores nas escolas.

0
Compartilhar

2015 - 2024 | © Forma Conhecer | Todos os direitos reservados