Confira as tendências pedagógicas que estão mais em alta e que podem ser incluídas no planejamento escolar
Com o avanço da digitalização de processos por conta da pandemia, diversos setores da sociedade foram afetados, trazendo consigo a necessidade de novas soluções por parte das pessoas e organizações.
A educação não ficou de fora dessa nova dinâmica e algumas alterações no processo de aprendizagem já se mostram sensíveis dentro das instituições de ensino.
Isso acaba gerando um processo que geralmente não tem volta. Afinal, à medida que novas tendências aparecem, a expectativa da sociedade para que isso seja absorvido no dia a dia fica cada vez maior.
Para 2024, algumas tendências pedagógicas ganham cada vez mais corpo, facilitando a interação entre alunos e professores durante as trocas de aprendizagem.
Diante desse cenário desafiador, nós do Conhecer separamos algumas tendências que devem estar no radar de quem trabalha com educação.
Confira a lista que separamos para você ficar por dentro do que há de mais moderno atualmente.
Tendências pedagógicas que estão em alta
É preciso que as escolas estejam preparadas para as tendências pedagógicas que estão surgindo. Além de ficarem atualizadas quanto às constantes mudanças nos recursos disponíveis, as instituições de ensino ficarão mais próximas do que há de mais moderno no mundo da educação atual.
Separamos algumas ideias que podem ser implementadas em colégios, sem a necessidade de mudanças radicais, porém graduais.
Promover a personalização do ensino
Falar sobre aprendizagem personalizada também é falar sobre inclusão. Todo estudante tem seu tempo e a sua forma de aprender, não é algo uniforme que via de regra precise de um método rígido e uniforme.
Faz-se necessário entender que todo estudante tem sua particularidade e, consequentemente, uma certa habilidade que precisa ser estimulada para que conteúdos importantes sejam absorvidos mais facilmente.
Sendo assim, é fundamental que professores busquem desenvolver planos de aula para que todo estudante possa ter a autonomia de aprendizado valorizada.
Uma outra alternativa interessante é a organização de saídas pedagógicas por parte da escola, valorizando o estudo para além da sala de aula.
Desenvolver o e-learning
Uma das tendências pedagógicas que mais foram influenciadas por novas tecnologias, o e-learning é uma ferramenta de ensino que pode ser transmitida virtualmente.
Pode ser vista como uma forte aliada de professores e estudantes, já que oferece a possibilidade de interação com interfaces de aplicativos muito bem programados, altamente intuitivos e recheado de conteúdos pedagógicos.
Também é uma opção bastante familiar para a atual geração de jovens, completamente adaptada a recursos tecnológicos.
Apostar na gamificação do conteúdo
Esse recurso já é usado para outras finalidades, mas para a educação pode ser uma ótima alternativa de transmitir conhecimento de uma forma lúdica e que possa atrair a atenção dos estudantes.
Existem diferentes atributos que podem estar incluídos na gamificação de conteúdo, como pontos e rankings por objetivos conquistados, desafios e missões, prêmios e recompensas, etc.
Os principais objetivos dessa tendência pedagógica são o aumento da motivação dos estudantes, da produtividade em sala de aula e a transformação de um assunto considerado pouco atrativo em algo divertido.
Ensinar a aprendizagem socioemocional
A fase escolar pode ser muito difícil para alguns estudantes. São muitos desafios a serem enfrentados, existe pressão e, muitas vezes, jovens podem não conseguir se desenvolver com outros colegas por falta de um olhar mais próximo.
A aprendizagem socioemocional pode ser uma grande aliada contra isso, pois ela ajuda o estudante a entender sobre suas emoções, ao mesmo tempo que estimula o professor a ensinar outros estudantes a terem mais empatia.
Aplicar o Microlearning
A abordagem do microlearning é muito utilizada na Educação Básica e a principal característica é que ela pode ser aplicada em pequenas partes.
Mas como assim? Com o microlearning, um assunto é dividido e passado aos poucos, ou seja, o estudante irá absorver o conteúdo de uma forma mais flexível, em um menor espaço de tempo, mas orientado a entender gradualmente.
Integrar a neuroeducação no dia a dia da escola
Essa tendência pedagógica busca utilizar conhecimentos reconhecidos da neurociência na prática educacional.
As principais características da neuroeducação são o foco na individualidade de cada estudante, a utilização de diferentes áreas do conhecimento para abordar o mesmo conteúdo, o incentivo à participação ativa dos estudantes e à incorporação de tecnologias.
Essa tendência pedagógica é mais assertiva na hora de analisar as demandas individuais, sendo mais fácil propor soluções educativas.
Busque um parceiro educacional
Nós somos o parceiro educacional ideal para a sua escola! Além de todas essas tendências que apresentamos, você pode elaborar um roteiro pedagógico altamente customizado de acordo com as demandas da sua instituição.