Ter um plano de ação escolar bem feito vai ajudar no cumprimento de metas e objetivos ao final do ano letivo
Toda instituição de ensino precisa ter um plano de ação escolar bem definido para que as principais obrigações pedagógicas sejam cumpridas ao longo do ano. Com o plano, as escolas tendem a se organizar melhor e definir metas mais claras.
O plano serve também como um guia para a escola se basear no que está dando certo, o que pode melhorar, e quais atividades precisam ser reformuladas para que o desempenho dos estudantes não seja prejudicado.
Realizar esse trabalho, portanto, é parte estratégica para manter uma boa gestão escolar, ajudando na tomada de decisão de atividades.
Sem esse tipo de planejamento, escolas ficam sem rumo e podem acabar ficando preteridas na avaliação de professores, pais e estudantes que buscam uma educação de qualidade.
Feito para o bem-estar de todos os envolvidos nessa fase da juventude e adolescência, esse tipo de plano é indispensável. Pensando nisso, nós elaboramos cinco dicas para a elaboração de um plano escolar eficiente. Confira!
Como começar a elaborar um plano de ação escolar?
Para começar a construir uma ideia de plano de ação escolar que seja efetivo, é necessário que ele tenha uma premissa básica: uma ideia de começo, meio e fim. Todos nós sabemos que o calendário escolar tem um padrão a ser seguido, então nada melhor do que o plano seguindo essas diretrizes.
Além disso, os objetivos estipulados precisam estar claros e, para que o plano seja efetivo, a escola precisa ter uma estrutura mínima para conseguir levar em frente o que planeja.
Para escolas que optam por não fazer esse trabalho sozinhas, ter uma parceria educacional pode ajudar a estreitar esse caminho.
Veja a seguir os principais passos que separamos para a sua escola seguir e fazer um plano de ação escolar efetivo para este e os próximos anos.
1) Defina os objetivos principais do plano de ação escolar
É muito importante que o plano esteja muito bem definido em relação aos objetivos principais, aqueles que não são possíveis alterar ao longo do ano, caso contrário, a escola sairá prejudicada.
Esses objetivos devem ser especificados claramente para o bom entendimento de todos, pois costumam ser mais sensíveis e precisam de maior praticidade e rapidez para serem solucionados com maior precisão.
2) Crie expectativas reais e não idealizadas
Um planejamento como esse deve conseguir alinhar as expectativas dos agentes que estão envolvidos, no caso estudantes, pais e professores. Todos têm os seus devidos interesses e devem ser correspondidos para tal.
É o momento de ouvir a todos sobre o que esperam, pois dessa forma, ficará mais simples de cumprir tudo o que está sendo acordado desde então.
3) Tenha metodologias de ensino bem definidas
Uma escola com uma boa gestão e planejamento sempre terá as suas metodologias de ensino bem definidas, o que é um ótimo ponto de partida para o cumprimento dos objetivos expostos no plano de ação escolar.
O modo em que se estabelece a interação entre professores e estudantes, a partir dos métodos de aplicação do ensino, é o que vai apontar as melhorias que devem ser feitas e não podem ficar de fora do planejamento.
4) Justifique o conteúdo proposto
De forma geral, um plano de ação escolar trabalhará conteúdos de diversas frentes e de diferentes áreas do conhecimento. Isso pode gerar questionamento por parte dos estudantes, então é muito importante saber justificar a razão pela qual determinados temas devem ser trabalhados.
Toda e qualquer atividade precisa trilhar um caminho bem definido, por isso, é importante que os conteúdos sejam passados de maneira coerente para os estudantes, de forma que eles absorvam e vejam sentido para as suas vidas.
5) Monitore ativamente o plano
Acompanhar o andamento do plano de forma constante é a maneira mais segura para ter certeza se o caminho traçado está dando resultados.
Construir o plano já é desafiador, porém realizar o monitoramento é um trabalho contínuo que ajuda a garantir que o desempenho está satisfatório, pois é apenas na prática que conseguimos visualizar o que está dando mais certo.
Coordenadores e professores devem ter sensibilidade de visualizar a necessidade de alteração em algum ponto crítico, ou até defender o que está proposto, afinal, a autoria pertence a esse corpo técnico.
Principais benefícios de um plano de ação escolar
Agora que você já sabe como montar um plano de ação escolar do zero, gostaríamos de deixar uma reflexão sobre os principais benefícios que essa iniciativa traz.
Primeiramente, toda escola que adotar o plano irá contribuir ativamente para o desenvolvimento dos estudantes, sendo capaz de analisar no dia a dia o que está dando certo ou errado.
Outro ponto importante é a criação de uma cultura de feedback entre os envolvidos. Por fim, mas não menos relevante, é a garantia de adaptações no ensino escolar, capazes de gerar resultados importantes no longo prazo.