Saiba quais são os principais pontos a considerar na hora de selecionar uma agência de turismo pedagógico para atender a sua escola
Organizar viagens educacionais é mais fácil quando se tem o apoio de uma empresa especializada no assunto.
No entanto, antes de fechar com a agência de turismo pedagógico, é preciso considerar algumas coisas para garantir que a parceria seja bem sucedida e os estudantes beneficiados.
Profissionais especializados
Uma agência de turismo pedagógico com profissionais especializados e com experiência na área é o principal sinal de que a parceria com a escola vai dar certo.
Junto com os professores, coordenadores e diretores da instituição de ensino, os educadores do outro lado devem apresentar as melhores maneiras para que os planos de ensino sejam aplicados e tenham os resultados desejados.
A vivência pedagógica das duas pontas contribui para maior aproveitamento dos estudantes. A escola deve traçar o mapa daquilo que quer ensinar e a empresa precisa encontrar métodos viáveis para que isso aconteça.
Além da equipe de educação, outros profissionais também estão envolvidos no planejamento de viagens estudantis, como especialistas em administração, finanças e atendimento.
Cada um desses indivíduos é peça fundamental para o sucesso das atividades envolvidas no turismo pedagógico.
Tempo de mercado
Quanto mais tempo de mercado uma empresa tem, maior sua credibilidade com os clientes, já que a posição estável significa a sobrevivência ao longo dos anos e a solidificação de seus serviços.
Na hora de escolher uma agência de turismo pedagógico, é importante dar prioridade para aquelas que têm um tempo significativo na área porque, no decorrer de sua trajetória, certamente realizou muitos projetos e acumulou diferentes tipos de soluções para atender seus clientes.
Também vale observar com quais instituições de ensino a empresa já trabalhou e pesquisar cases de sucesso.
Conhecimento em roteiros pedagógicos
Os roteiros pedagógicos são elementos essenciais das viagens estudantis com fins educacionais. É a partir deste mapa que o colégio consegue determinar o que os estudantes vão aprender, o que farão e como todas as atividades podem ser organizadas.
Como cada escola tem suas próprias características e peculiaridades, é importante que a agência de turismo pedagógico permita a personalização de seus produtos, a fim de adaptar o roteiro de acordo com as necessidades e desejos de cada cliente.
Isso oferece mais autonomia para que o contratante possa desenhar os passeios, viagens e aulas da maneira que achar mais apropriada. A agência, por sua vez, presta todo o suporte para garantir que os pedidos sejam atendidos e as viagens, passeios e aulas aconteçam conforme o planejado pelo corpo docente.
Logística simplificada
Seja qual for o propósito de uma excursão (lazer ou estudos), a logística implicada em simplesmente sair do ambiente escolar é grande e trabalhosa.
Dependendo da natureza da saída pedagógica, o esforço pode ser ainda maior. Em uma programação mais extensa, por exemplo, além do transporte e programação de atividades, é preciso pensar em hospedagem, alimentação e protocolos de segurança mais rigorosos.
Organizar tudo isso leva tempo – algo que muitos colégios, em meio ao calendário escolar, não têm. Por isso, é importante que o parceiro pedagógico possa simplificar a logística de toda a experiência.
Quando a agência fica com a responsabilidade de fazer reservas, contratar fornecedores e cuidar de todas as questões burocráticas, a instituição de ensino tem muito mais liberdade para focar na parte educacional do projeto e, é claro, nas tarefas do dia a dia.
Consultoria e suporte
Na maioria das vezes, dá para saber como a agência de turismo pedagógico funciona já no primeiro contato.
Dependendo da forma como o atendimento inicial é conduzido e as principais questões são respondidas, é possível ter uma noção de como vai ser a parceria.
Além da necessidade por transparência e clareza de informações, é muito importante que a empresa tenha canais de comunicação com média de resposta rápida. Afinal, algumas dúvidas e imprevistos não podem esperar, então é fundamental que o retorno aconteça o mais breve possível.
Outro ponto é que a agência deve prestar consultoria ao colégio, ajudando os professores e coordenadores a encontrar as melhores estratégias – sejam elas educacionais ou logísticas – para a saída com os alunos.
Como a empresa conta com a experiência de clientes anteriores e uma visão mais ampla sobre o funcionamento do turismo pedagógico como um todo, é capaz de orientar e guiar as escolas em direção às decisões mais adequadas, sempre com os melhores interesses dos estudantes em mente.
A Forma também é agência de turismo pedagógico
A Forma Turismo é conhecida pelas viagens de formatura do Ensino Fundamental e Médio, mas também promove saídas pedagógicas e viagens estudantis por todo o Brasil.
Com a ajuda do Forma Conhecer, a nossa linha exclusiva para propósitos educacionais, as escolas complementam o aprendizado de seus estudantes a partir do ensino do meio com roteiros pedagógicos personalizáveis e estrutura completa.